quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para Francisco

Voltei pra casa feliz da vida com Cristiana Guerra, Martha Medeiros e Elizabeth Gilbert na minha sacolinha amarela da Saraiva.
Impressionante como a leitura nos faz sentir íntimas de quem escreve as histórias. Em particular quando já se lia os escritos antes de serem lançados em livro. Senti uma emoção tão grande quando vi aquele livrinho de capa branca, singela, despretensiosa, com o título já tão familiar "para Francisco" e então pude finalmente folhear as páginas de uma história que eu já conhecia através de uma amiga mineira que quis me mostrar o quão pequena era a minha dor perto da que ela, Cristiana, vivia à época. Raquel teve sensibilidade suficiente para saber que, de certa forma, aquilo me aliviaria a alma, pois era tanta delicadeza que a sua imensurável dor emanava, que, no mínimo, deixaria minha tristeza mais bonita. Engraçado é que nunca, nem eu, nem essa amiga, conseguimos comentar nada no blog, apesar de leitoras assíduas. Comentou comigo uma vez algo como: "ai, Dri, é tão íntimo que eu quase sinto vergonha de ler". Do meu lado, nunca senti vergonha, só uma gigante empatia por se tratarem de histórias comuns, contadas de um jeito inteligentemente poético.
Obrigada, Raquel (de quem eu também adoro ler os escritos).
Parabéns, Cristiana.

6 comentários:

Raquel disse...

Por nada, Dri.

Beijos nosssos (meu e do Joaquim)

Dri disse...

Aaaaww! :-}

adriana disse...

adorei o blog xará!
além do nome, temos o mesmo gosto por martha medeiros e liz gilbert.

O Segredo dos Escritores disse...

OI,TUDO BEM?
SHOW DE BOLA SEU BLOGGER!
ESTOU TE SEGUINDO,ME SIGA TAMBÉM?
http://osegredodosescritores.blogspot.com/

Anônimo disse...

Dri,

Sei que teu post é sobre a Cristiana, mas faz muito que queria falar sobre a Martha Medeiros.
Ela poderia tranquilamente fazer um roteiro de Sex and the City ou qualquer bobagem do gênero. Ela escreve tanta bobagem que eu fico pensando... será que ela está sempre sublimando a energia sexual reprimida de porto-alegrense classe média metida a mulher moderna que não arranja com quem fazer sexo? Será que ela trepa de vez em quando?
Quase sempre parece que ela está contando uma fofoca pra uma amiga e não escrevendo uma crônica. Muitas vezes parece uma fofoca mal-contada.Se fosse bem contada ainda era ok.

O Caio Fernando Abreu gostava dela. Sei lá. Cada bicho com suas bichas.

Fui. Beijo

B.

Dri disse...

Quirido Cássio Barth,

Por que tanto ódio no coração, baby? rs.. Não vou entrar no mérito pq gosto não se discute, mas eu acho que a Martha deve ser muito bem comida sim! :P
Deve ser só um horrorzinho que tens ao que os americanos chamam de chick-lit, o que é compreensível.

Gosto dos textos, particularmente os que postei (ver tag "textos") e tb gosto das coisas de muitos caras por aí, inclusive do Caio. Acho que já trocamos preferências literárias e musicais em algum ponto, perdidos naquele Rio de Janeiro, em algum dezembro qualquer, sentados numa calçada comendo rabanada, ou vendo o dia amanhecer na praia. :)

:*